Durante esse movimento, os artistas tinham grande preocupação com a originalidade da forma e, o movimento em si teve uma ligação direta com a segunda revolução industrial e com a exploração dos materiais de construção como o ferro e o vidro. Surgiu o pós-urbanismo moderno graças a Tony Garnier "cidade industrial" e Ebenezer Howard "cidade jardim".
Esse movimento influenciou também nos avanços tecnológicos na área gráfica, o que possibilitou o desenvolvimento da técnica da litografia colorida influenciando nos cartazes, como o "Rótulo de loção Edista". Este Rótulo expressa bem a ideia do art nouveua, que destaca o valor ornamental de linhas de origem floral, determinando formas delicadas, sinuosas, ondulantes e sempre assimétricas.
O art nouveau, dependendo do país em que se desenvolveu, recebeu vários nomes como:
- style nouille (estilo macarrônico) na França; - style coup de fouet (estilo golpe de chicote) na Bélgica; - modern style (estilo moderno) na Inglaterra; - jugendstil (estilo da juventude) na Alemanha; - style liberty (estilo livre) na Itália.
Durante esse movimento artístico, surgiram os setores de publicidade; a valorização da fauna e da flore e, os autores abandonaram o historicismo.
O movimento surgiu na arquitetura como uma tendência inovadora do fim do século XIX: um estilo floreado em que se destacam as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas etc.
Os edifícios apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas. Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetônicas, como as de Antoni Gaudí, expoente do movimento na Espanha. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construções como o "Parque Guell" e a "Casca Milá", em Barcelona. Outra obra do Gaudí em destaque é a "Catedral da Sagrada Família".
O art nouveau chega ao Brasil nos primeiros anos da república, com o nome de arte floreal e, como na Europa, exerceu forte influência na arquitetura e nas artes gráficas. Uns exemplos disso são : - a decoração da confeitaria Colombo; - a decoração das grades dos salões do teatro Municipal de Rio de Janeiro.
Entre os outros arquitetos desse período, podemos citar:
- Hector Guimard: ele usava o vidro para ressaltar a transparência e a integração entre o exterior e o interior. Uma de suas obras é a das "Entradas de metrô em Paris".
- Otto Wagner: ele realizou a "Caixa de Aforro Postal de Viena".
Gustav Klint (Pintor): como o vidro era muito usado nesse período, ele ressaltava a transparência do vidro nos rostos de pessoas em suas telas. Um exemplo disso é "Schubert ao piano"; Ele desenhava com grande perfeição o rosto das mulheres e, sempre representava os homens de costas ou de lado, sem todavia ressaltar seus rostos como os das mulheres.
O Gustav também representava as mulheres grávidas nuas. Como exemplo disso, temos os quadros da "Esperança I & II".
Em geral, no art nouveau, tanto na arquitetura quanto no design, os elementos de origens floreais foram utilizados. Na arquitetura, os autores consideraram muito mais o uso de vidro e de ferro como elementos decorativos.
Algumas imagens
Tony Garnier
Cidade Industrial
Ebenezer Howard
Cidade Jardim
Rótulo de loção Edista
Style Nouille
Style coup de fouet
Modern Style
Jugenstil
Style liberty
Antoni Placid Gaudí
Parque Guell
Casa Milá
Catedral da sagrada família
Confeitaria Colombo (Rio de Janeiro)
Grade dos salões do teatro municipal do Rio de Janeiro
Hector Guimard
Entrada de metrô
Otto Wagner
Aforro Postal de Viena
Gustav Klimt
Schubert ao piano
Esperança I e II
A Foto do Vitral da Confeitaria Colombo no link abaixo em seu site é foto de minha autoria.
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