quinta-feira, 19 de julho de 2012

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

                                         A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

            Século XVIII, início da revolução industrial na Inglaterra com a mecanização dos sistemas de produção.
- A máquina substitui o homem, gerando assim milhares de desempregados, por outro, baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.
- Invenção de máquinas a vapor (locomotivas e trens) para transporte de mercadorias e de pessoas em um tempo mais curto e com custos mais baixos. O motor a vapor foi inventado pelo inglês James Watt.
          Os movimentos que surgem durante essa revolução são:
. O ludismo que foi uma revolução contra a maquinofatura (quebradores de máquinas).
. O cartismo, que conquistou diversos direitos políticos para os trabalhadores, como: -a redução do tempo de trabalho, -a melhoria das condições de trabalho, etc.

N.B: Antes da revolução industrial, a produção era artesanal e manual (uso da manufatura) e o artesão tinha controle do processo produtivo, da obtenção da matéria-prima, do produto final e do lucro. Mas durante a revolução, as máquinas substituem a mão de obra humana, de onde se começa a trabalhar por um patrão, perdendo o controle do processo produtivo. Essa perda de controle do processo produtivo é devido ao fato de que um objeto era produzido por várias pessoas, sendo que, cada uma tinha que fazer montar uma parte desse objeto (tipo as fábricas de automóveis que temos hoje em dia).

                   Consequências da revolução industrial na sociedade
- Aumento da poluição ambiental,
- Aumento da poluição sonora,
- Êxodo rural,
- Crescimento desordenado das cidades,
- Aumento da taxa de desemprego (devido à substituição da manufatura pela maquinofatura).
          Com a lei de cercamento de terras (ocupação de terras rurais para criação de ovelhas que favoreciam a produção de lã, produto que era vendido para a indústria de tecido que, na época, estava tendo um grande desempenho) os trabalhadores rurais eram expulsos de suas terras, ou seja, os camponeses que não podiam concorrer com os grandes criadores de ovelhas, vendiam suas ovelhas para esses criadores e, deixavam os campos e iam para a cidade à procura das melhores condição de vida. Uma vez na cidade, sem terem onde viver e nem o que comer, esses camponeses se tornavam uma mão de obra barata para as fábricas.

                      Impacto da revolução industrial na arquitetura
Durante esta revolução, os arquitetos e engenheiros buscam por melhoria de transportes, pontes e canais, edifícios públicos, onde estes deviam ser mais fortes, resistentes e não combustíveis. Por isso, os edifícios para exposições universais ganham destaque pelo uso de :
- Ferro fundido e vidro (facilitando a iluminação natural dentro das edificações),
- Colunas de ferro fundido,
- Vigas de duplo "T" que veem para substituir as estruturas de madeiras,
- Ferro fundido com grande decoração.

             Alguns exemplos: o Palácio de Cristal e a Torre Eiffel.


Vista interna do Palácio de Cristal

Vista externa do Palácio de Cristal

Torre Eiffel


                    Bibliografias:
- Anotações em sala de aula,
- Livro sobre a Era das Revoluções (E. Hobsbawm).






Nenhum comentário:

Postar um comentário